sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Serra também quer o voto nulo da esquerda, não duvidem!!!



Alguns setores da esquerda brasileira, mais precisamente o PSTU e seus simpatizantes, estão fazendo duras condenações aos grupos da esquerda que no segundo turno resolveram usar o voto  contra Serra.   Opondo-se a essa atitude racional, eles consideram um erro qualquer tipo de apoio a Dilma, que segundo eles é a “igualzinha” a Serra e se decidiram pelo voto nulo.  Primeiramente, é preciso salientar que a questão não é apoiar a Dilma, mas derrotar o Serra e o que ele representa, ou seja, evitar um retrocesso, de caráter político.

As relações entre os movimentos sociais e o Estado ficaram mais tensas com uma possível vitória do PSDB; não haverá nenhum tipo de fortalecimento dos movimentos sociais ou aumento de sua consciência política, como os defensores do quanto “pior melhor” imaginam; mas o Estado colocará como pauta cotidiana a repressão e a violência, situações que a esquerda brasileira com seu amadorismo não saberá responder devidamente.

Na América Latina também teremos problemas. Ao contrário da relação de bons amigos, que o governo do PT procura manter com os governos de Evo e Chaves, a primeira atitude do PSDB e do DEM será transformar o Estado Brasileiro em arma do Imperialismo, causando, portanto, problemas aos nossos paises-irmãos; mas para o PSTU as diferenças não são importantes, é preciso colocar tudo mesmo saco... promover a miopia política...   O que parece denotar uma falta de senso de realidade e mesmo uma inconsciente queda para direita.

Há, portanto, diferenças qualitativas e culturais entre os dois grupos, que devem ser avaliadas. PSDB e DEM são siglas nas quais estão representados os setores mais conservadores e elitistas da população brasileira, setores que em sua visão de mundo e desejos políticos beiram o fascismo. Contudo, é preciso realmente combater o lulismo, mas repito não é chamando o voto nulo no segundo turno que convenceremos parcelas e parcelas do povo brasileiro sobre caráter anti-socialista do projeto de Lula; aliás, o grosso do povo brasileiro não tem nem consciência do que seria um projeto socialista no país.

A ultra-direita brasileira quer mesmo que a esquerdinha vote nulo, pois assim aumentamos as possibilidades de seu retorno; ela ficará feliz se usarmos nossa parca influência para conseguir mais e mais votos nulos, pois os votos nulos que conseguirmos não serão retirados do Serra, mas da Dilma, aumentando consequentemente às possibilidades de vitória da ultra-direita.    

Não se trata também somente de escolher entre essa ou aquela direita no segundo turno, mas avaliar as conseqüências possíveis que uma vitória do PSDB-DEM podem acarretar.  No entanto, sobre isso não adianta dizer muita coisa, pois na esquerda brasileira, existem até aqueles acreditam que uma vitória da ultra-direita poderia inflamar a luta de classes... Mas essa posição merece apenas riso e desconfiança.